quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os azuis na decoração




Harmonia do Azul
Uma das cores preferidas, o azul leva-nos a grandes espaços, como o mar e o céu. Por isso decorar com diferentes tonalidades de azul dá-nos uma sensação de espaço e ar livre a qualquer casa. Todos os azuis dos mais escuros aos mais claros são ideais para criar uma envolvência fresca (é uma cor fria) e dinâmica.
Dá frescura à casa de banho, serenidade aos quartos de dormir, descontração à sala de estar, e sofisticação à sala de jantar.
O azul é uma cor serena e suave, que tem um toque mais vibrante nos tons turquesa e azuis marinhos.
Os azuis combinam harmoniosamente entre si e com a maioria das outras cores, especialmente o branco e com qualquer padrão, florido, marinho, de riscas, de cornucópias ou quadriculado.
 Azul claro
São suaves e fáceis de usar em qualquer estilo decorativo e de fácil aceitação. Estes tons conseguem-se juntando branco aos azuis, quanto mais branco mais suave fica o azul. As cores claras são ótimas para quando não se tem salas muito grandes dando assim a sensação de serem mais espaçosas e dá um ambiente mais relaxante. Como tonalidade base, nos pavimentos e nas paredes faz com que o espaço pareça maior, dá um toque de frieza a um esquema de tons quentes. Combinam perfeitamente com o branco e com outras tonalidades pastel, os rosas açucarados, os amarelos claros e os verdes pistácio. Para dar um toque mais calmo à sala de estar ensolarada pode-se misturar azul claro e amarelo limão com elementos lisos em madeira, dando uma sensação de repouso. Se a sala tem móveis rústicos, pode-se escolher tecidos com azuis pálidos, o resto da sala pode completar com padrões de tonalidades mais fortes de azul ou cores pastel lisas nos complementos e no chão.
A delicadeza dos azuis acinzentados, pastel, torna-os ideais para um ambiente calmo e discreto como é o exemplo de uma salinha de estar.
Azul médio:
Entre a força do azul-escuro e a delicadeza do azul claro, os azuis de gama média são geralmente os mais usados em decoração, suficientemente fortes para dar cor a uma sala e bastante suaves para não serem incómodos no dia-a-dia.
Se juntarmos vários tons de azul juntos, alguns tornam-se mais quentes, devido às tonalidades ligeiramente violáceas ou esverdeadas conterem, na sua composição, vermelho (no caso das violáceas) e amarelo (nas esverdeadas) que são cores quentes. Enquanto os azuis mais intensos de gama média são mais frios, podendo transformar uma sala ensolarada num espaço mais relaxante. Nos climas frios e chuvosos esses tons mais intensos de azul devem ser geridos com mais atenção devido à fraca luz solar. Devendo serem utilizados em espaços com muita luz e ensolarados. Ao juntar-lhes mais cores; alaranjados, rosas e amarelos vai atenuar a sua rigidez. Quando juntamos estes azuis médios com o branco brilhante, na combinação de tecidos decorativos e nas paredes dá-nos um ambiente tradicional. 
Azul-escuro:
Enquanto os azuis médios são mais vivos e os claros mais suaves e refinados, as tonalidades intensas tornam-se vibrantes, fortes e de grande impacto. São mais brilhantes, estes azuis de céu de verão eleva grandes superfícies de parede de um corredor ou vestíbulo.
O papel de parede ou a pintura a azul-escuro pode adequar-se à decoração de uma sala grande como local de reunião dando-lhe notoriedade. Realçar as molduras dos quadros ou acessórios dos cortinados com um toque de dourado dá-lhes elegância. Se quer um conjunto mais informal, pinte as paredes de azul-escuro e combine-as com tapetes com tons de castanho e cores de terracota no chão encerado. Uma forma de utilizar azuis-escuros apesar de mais discreta, é fazendo realçar com alguns motivos de cor contrastante nas almofadas ou no sofá. A utilização deste azul nas portas, caixilhos das janelas ou nas molduras produz um efeito marcante, como, uma porta azul-escura sobre paredes brancas.
 Turquesa:
Entre o azul e o verde, os tons turquesa têm as mais fascinantes tonalidades de azul. São difíceis de definir, pois dão a sensação de se modificarem de acordo com o ambiente que as rodeia. O que pode parecer um verdadeiro azul pode com facilidade adquirir matizes esverdeados, dependendo de se encontrar junto a um fundo verde-esmeralda ou azul.
Com tons mais brilhantes que os outros azuis o turquesa pode ser deslumbrante e atrativo e a sua tonalidade mais escura; o azul-marinho que pode provocar um efeito mais pesado. Podem ser utilizados para dar um efeito mais audaz sobre um fundo neutro ou de cores mais suaves. A sua vivacidade brilhante juntamente com o branco forma uma combinação perfeita, fria e limpa para uma cozinha. Ao incluir numa sala estes azuis esverdeados, devemos ter em conta a forma como são afetados pelos diferentes tipos de iluminação. A luz natural faz com que um azul subtilmente esverdeado pareça mais azul, enquanto a luz elétrica acentua mais o verde. Todos estes tons dão-nos uma notável sensação de descanso, se vive numa zona muito quente, o azul água, o mais claro dos tons turquesa, dará uma sensação de frescura a uma sala, e pelo contrário se vive num clima frio, não irá intensificar o frio natural. O azul esverdeado nas paredes dá um fundo ótimo para qualquer material natural, como a madeira ou a alcatifa de fibra vegetal. Qualquer variação aquosa dos azuis marinhos adapta-se perfeitamente nos quartos de banho. Para se conseguir um efeito de mar podem pintar-se as paredes de branco, com uma camada por cima de tinta turquesa bastante diluída em água. Uns toques de amarelo darão às cores turquesas o grau necessário de calor. Essas combinações cromáticas são utilizadas com frequência nos papéis de parede, nos tapetes e nos tecidos.



1 comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores online, você sabia pouco disso? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / número do whatsapp +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

    ResponderEliminar