segunda-feira, 20 de junho de 2016

Compra de casas atinge máximo de sete meses




São mais 75% do que há um ano e quase três vezes mais do que em 2012. A incerteza sobre a economia, a crise da banca e os juros historicamente baixos - com empréstimos mais baratos e, por outro lado, um quase nulo retorno dos depósitos - estão a tornar a casa cada vez mais num investimento.
"O mercado imobiliário está a tornar-se uma alternativa ao setor financeiro", refere Luís Lima, presidente da APEMIP, a associação que representa os mediadores imobiliários. "Depois da turbulência do mercado financeiro, há muitas pessoas a levantar depósitos para comprar casas. Umas para arrendamento e outras como simples investimento".
Luís Menezes Leitão, da Associação Lisbonense de Proprietários, concorda. "As pessoas estão muito desconfiadas sobre os produtos financeiros e a casa é um investimento". Além disso, o fraco funcionamento do mercado de arrendamento em Portugal, onde as opções são escassas e a preços elevados, também leva muita gente a optar pela compra. "Como os bancos voltaram a emprestar, a procura aumentou. A taxa de arrendamento em Portugal é de 14%, na Europa é 30%", explica.
Em abril, o número de imóveis para venda voltou a subir pelo quarto mês consecutivo, e a procura registou um máximo de setembro de 2015. As vendas fechadas também aceleraram, especialmente em Lisboa, Porto e Algarve, de acordo com o Portuguese Housing Market Survey, da Confidencial Imobiliário e o Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) .
Se as condições se mantiverem, especialmente do lado dos bancos, a APEMIP estima que o mercado imobiliário cresça, este ano, entre 35% e 40%, depois de um aumento de 27% em 2015. Os portugueses, assume Luís Lima em declarações ao JN/Dinheiro Vivo, serão responsáveis por 80% deste crescimento e, mais do que uma primeira casa, fazem agora "compras para arrendamento e como simples investimento", podendo até olhar para a reabilitação urbana para posterior venda.
Não são só os portugueses. "Para além de termos mais clientes de Portugal a apostar neste mercado como alternativa ao investimento em Bolsa e a produtos financeiros, também temos uma recuperação dos investimentos estrangeiros", acentua o presidente da APEMIP. De um lado, os chineses estão novamente a olhar para o mercado imobiliário português, "uma procura que pode ter um impacto forte no final do ano" com um maior escoamento dos procedimentos de atribuição dos vistos gold; do outro "a segurança do mercado imobiliário" português está a atrair investidores de outros países, como França e o próprio Brasil.
É o caso de Marie e Yvon Meillare, dois franceses da região da Bretanha que compraram um apartamento, no início de agosto, no Seixal. "Em França, ouve-se cada vez mais que Portugal é uma terra de adoção para os franceses ao nível fiscal. Está na moda para os reformados franceses e, apesar de termos sido os primeiros do nosso círculo de amigos a comprar, já há outros a pensar no mesmo", revelaram em entrevista à Lusa. Os franceses já são, inclusivamente, os maiores investidores estrangeiros em imobiliário nacional.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário