quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como construir casas perto do mar

Construir uma casa perto do mar merece cuidados específicos. Além de um projeto adequado, é importante observar alguns pontos para que se tenha tranquilidade e segurança na hora de construir, ou de remodelar.
– Terreno: é importante sempre ter a opinião de um profissional habilitado. Os terrenos próximos ao mar costumam ser mais arenosos e, por isso, requerem mais cuidado na construção para que não haja problemas futuros de estrutura. A dica é fazer uma sondagem do terreno e fazer um projeto estrutural que considere o tipo de terreno, além de investir em materiais resistentes e adequados ao tipo de construção;
– Materiais: procure produtos de qualidade, pois o sol e a maresia costumam danificar os materiais mais rapidamente do que no interior. Janelas de ferro enferrujam e as de madeira apodrecem, secam e perdem a cor facilmente,. Por isso, tenha em consideração o clima na altura de escolher os produtos para a sua obra. Para o telhado, por exemplo, opte por produtos resistentes. Uma opção são as telhas Onduline Design Duo que são ideais para ambientes mais rústicos, como as casas de praias, pois possuem pigmentação em ambos os lados;
– Riscos de inundações: é preciso lembrar que o avanço do mar é constante. Conheça as zonas de inundação e as marés altas da praia, pois sem esse cuidado corre-se o risco da maré alcançar o jardim (a água salgada tende a matar as plantas) ou até mesmo a residência. Uma solução simples é optar por um recuo, deixando um grande espaço entre a casa, o muro (se houver) e a praia. Isso permite que, em dias de maré alta, o mar avance sem alcançar a construção, danificando sua estrutura;
Uma casa à beira da praia pode ser o seu sonho, mas é um projeto complicado de executar e não vai querer que se torne o seu pesadelo.Apesar dos inúmeros benefícios de se ter uma casa no litoral, há um problema que incomoda arquitetos e moradores: os danos causados pela maresia, que trazem inconveniências para a arquitetura e o design da casa, além de alguns custos a mais.
Veja que materiais de construção são ideais para aproveitar o melhor da praia sem comprometer o seu projeto.
Ao ser carregada pelos ventos, a maresia leva consigo o cloreto e o sulfato, que interagem com os materiais da casa em um processo de corrosão. O que se pode fazer contra esse fenômeno é reduzir seus impactos, pois não há milagre que os evite totalmente.
Isso começa desde a construção do imóvel, na escolha de materiais mais resistentes para serem usados, até no dia-a-dia de quem mora e frequenta o local, onde deve haver atenção e monitoramento constante.
Será preciso reparar as pinturas das paredes, limpar o bolor de pisos e azulejos, observar o estado de portas e esquadrias e ainda usar silicone e vaselina para preservar os materiais.
O problema tende a ser maior em ambientes húmidos e onde há condensação, como cozinhas, casas de banho e áreas de serviço. Ambientes com pouca ventilação também se tornam mais sujeitos à corrosão. Eletrodomésticos são muito suscetíveis às consequências da maresia, não há um truque que resolva além do cuidado e da boa conservação.
Mas pode preservar os materiais da construção. Escolher os mais apropriados e técnicas de aplicação podem tornar os produtos mais resistentes. Faça a escolha certa com a relação de materiais resistentes à maresia.

Madeira

Muitas vezes substitui o ferro por se adaptar melhor ao ambiente. As escolhas mais recomendadas Deve ser conservada com uma manutenção periódica com lixamento e aplicação de produtos impregnantes, como verniz ou stain. Aglomerados e madeiras de baixa densidade não são recomendados, assim com o uso de produtos que apenas formam uma camada protetora sem penetrar na madeira.

PVC

Não há necessidade de tratamento especial na sua instalação pela alta resistência à maresia. A  manutenção resume-se à retirada de pó e à limpeza com água e sabão com pano limpo.

Alumínio

Enquanto o ferro é totalmente inadequado ao ambiente litoral, o alumínio é recomendado. A sua única desvantagem é a oxidação branca, mas é de fácil recuperação – lixando a peça e aplicando produtos que devolvem seu aspecto original. Para a proteção há a possibilidade de pintar a peça com esmaltes sintéticos.

Ferragem/Metais

As ferragens precisam passar por limpeza e lubrificação de peças móveis (dobradiças, encaixes de maçanetas e parafusos). É recomendado o uso do aço inox ou galvanizado que para maior proteção podem receber pinturas especiais contra a corrosão. Outra opção ainda é o aço do tipo patinável.

Concreto

O maior controle das armaduras, o uso de sílica ativa e da relação água-cimento garantem concretos mais duráveis. O concreto deve ser adequado à exposição e isso deve ser pensado desde a criação do projeto.

Revestimentos

Os revestimentos recomendados são os que possuem cerâmica, pedras ou pastilhas. Os de argamassa tendem a sofrer com a maresia.

Tintas

Indica-se o uso de tintas emborrachadas e elásticas de base elastométrica já que são específicas para ambiente externos. Sua durabilidade varia de cinco a seis anos, enquanto tintas comuns durariam três em média. Já para o ambiente interno a dica é o uso tintas acrílicas semibrilho ou do tecnocimento.

Telhado

Se a escolha for telhas cerâmicas, use impermeabilizante para diminuir o efeito da cristalização dos sais da areia. Se telhas de concreto, utilize as de acabamento gloss para um telhado limpo por mais tempo. A recomendação para casas de coberturas planas são as telhas de fibrocimento sem amianto, lajes impermeabilizadas.

Outros


Objetos de decoração, luz, ralos, canos, grelhas e afins que não sejam compostos por ferro são recomendados.

1 comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores online, você sabia pouco disso? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / número do whatsapp +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

    ResponderEliminar