terça-feira, 21 de junho de 2016

Casas modulares ou pré fabricadas: o que são, vantagens e desvantagens

Uma casa modular é uma casa pré-fabricada, construída em diferentes secções separadas, também conhecidas como módulos. As casas modulares são construídas numa fabrica, sob rigorosas condições controladas, sendo posteriormente enviadas para o local adequado e escolhido pelo proprietário, onde finalmente é efetuada a sua montagem. As casas modulares, como sucede com as casas mais convencionais, são montadas com o fator segurança em mente, podendo até ser mais resistentes a tempestades e terramotos que as casas tradicionais.
As casas modulares representam um nicho de mercado na construção que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especializadas na construção modular. Hoje em dia quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado pode-se deparar com a dúvida se avança para a casa de construção tradicional ou para uma casa modular. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. Importa por isso abordar o tema e expor aqui as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão do preço das referidas casas.

VANTAGENS:
Ambiente de fabricação controlado: Uma vez que as casas modulares são construídas em fábricas e não em um espaço exterior, não se coloca o problema ou preocupação dos materiais de construção ficarem molhados ou danificados. E porque as questões meteorológicas não são um fator de preocupação, problemas que podem ocorrer devido a mau tempo e, consequentemente, atrasos decorrentes deste são assim evitados.
Maior variedade de planos e designs: A maioria dos construtores de casas modulares oferece aos futuros proprietários uma enorme variedade de planos e designs por onde escolher. Em grande parte dos casos, o construtor oferece ainda a possibilidade do futuro proprietário poder personalizar o projeto de construção de acordo com as suas próprias preferências. Alguns elementos que podem ser alterados: janelas, pisos, cores, entre outros.
Tempo de construção: As casas modulares podem demorar algum tempo a serem construídas na fábrica, mas a sua montagem é depois relativamente fácil e simples, poupando-se desta forma bastante tempo em comparação com a construção de casas convencionais.
Preço: O único facto relevante para quem vai adjudicar uma casa pré-fabricada é saber que o valor por metro quadrado será menor que seria num sistema de construção tradicional. O preço total da casa é fixado antes do início dos trabalhos, ou seja, não está sujeito a variações de mercado.
Eficiência energética: Como a casa modular é construída em ambiente fechado, dá mais hipóteses aos trabalhadores de fazer um trabalho de calafetagem e isolamento térmico de excelência, aumentando assim a capacidade de isolamento da casa.
Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100.000 euros pode ficar pronta em apenas 3 meses.
O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado.
Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um especto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.


DESVANTAGENS:
Investimento inicial:
Os construtores deste tipo de casas frequentemente exigem o pagamento prévio total das mesmas antes de iniciarem o projeto, sendo que por vezes é mais complicado também de obter um empréstimo para este tipo de habitações. Esta é uma das grandes desvantagens para quem não possui já um “pé de meia” confortável.
Distância entre a fábrica e o terreno de montagem:
Outra das maiores desvantagens da aquisição e construção de uma casa modular será certamente a do transporte devido a vários factores, sendo o principal o logístico que dependerá muito da distância entre a fábrica e a sua casa ou terreno, onde será efectuada a construção da casa modular. É fundamental que analise as fábricas na sua zona e se possível chegue a um acordo com a que ofereça o melhor negócio, de forma a minimizar o risco e os gastos inerentes do transporte.
O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
Menor flexibilidade criativa a vários níveis.
Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de pertinente como de complicada, e não é por acaso que as opiniões se dividem e há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o coloque nas suas desvantagens.
Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares, como por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). Quando compararem preços, comparem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário