terça-feira, 31 de maio de 2016

Vermelhos



Vermelho                           

Todas as cores possuem características que influenciam diretamente o nosso humor e comportamento. Na decoração não é diferente. E nada mais justo do que começar essa série de posts sobre como usar e combinar as cores falando sobre o vermelho, tão imponente, intenso e carregado de emoção.
O vermelho chama a nossa atenção instantaneamente. Dizem que é a primeira tonalidade que um bebê percebe. Ele também simboliza romance, poder, amor, força, nobreza e fortuna. Traz excitação, mas ao mesmo tempo tem o poder de transformar ambientes menores em aconchegantes, calorosos e convidativos.
Em espaços grandes, o vermelho “aquece” proporcionando um efeito visual interessante: faz imagens parecerem maiores e as superfícies como se estivessem mais próximas, deixando as pessoas se sentindo mais “protegidas” e “seguras”. Ele é ótimo para acentuar e destacar paredes e pontos.
O vermelho pode influenciar a nossa batida cardíaca, o nível de adrenalina e a pressão arterial, aumentando o estado de vigilância, por isso está sempre presente nos sinais de alerta. É uma cor que possui um efeito bastante estimulante em pessoas mais sensíveis.
Engana-se quem pensa somente no vermelho forte, cor de sangue para decorar. A sua família de cor não é necessariamente ousada. Segundo o estudo global de cores da Akzo Nobel, o Colour Futures, a tendência em vermelhos para esse ano é marcada por uma dualidade: de um lado os vermelhos tropicais, lúdicos e brilhantes; do outro, vermelhos mais delicados, suaves e, consequentemente, românticos, mais puxados para o rosa claro, magenta, tons mais frescos e calmos, dependendo da saturação.
Confira algumas dicas e pesquisas que fizemos sobre como usá-la na decoração:
Uma cozinha normalmente fria pode se tornar mais aconchegante quando um detalhe ou uma parede é pintada de vermelho. Em espaços grandes, a cor “aquece”.
Na sala de jantar ou da cozinha, por exemplo, vale eleger tons da cor mais forte e até verdes intensos combinando para aguçar o paladar.
Use vermelho nos móveis e acessórios para dar energia. Cores vivas de frutas, como tons inspirados em maçãs ou framboesas podem criar um ambiente com um toque alegre.
Segundo estudos, casais que pintam seu quarto de vermelho efetivamente brigam mais. Será que isso acontece quando se usa um tom muito forte?
Em uma sala menor, o vermelho une as pessoas e cria um ambiente caloroso, amigável e convidativo.
Em ambientes frios e monótonos, torna mais quente e estimulante.
Em um ambiente vermelho, as pessoas tem a sensação de que a temperatura está 6º mais alta. Então, se você mora em um lugar bem frio, pode ser exatamente isso que a sua casa precisa!

Crianças associam cores vivas com felicidade. Mas, cuidado ao usar tons muito fortes no quarto de bebês. Pinte pequenos detalhes, destaque uma parede ou use os mais sutis como o rosa, o framboesa, mesclando com cores mais claras.

Sem comentários:

Enviar um comentário