terça-feira, 13 de junho de 2017

PORTUGAL ESTÁ NA MODA


É um facto que Portugal está nas bocas e nas publicações do mundo inteiro.
Isto deve-se a fatores muito variados que se têm vindo a alinhar nos últimos anos, de modo a dar notoriedade nos média, nas redes sociais e nos guias turístico a este pequeno mas bonito país.
As ondas gigantes da Nazaré, que têm batido todos os recordes de maiores ondas do mundo nas competições internacionais, a vitória da seleção nacional de futebol no Europeu de França, a vitória no Festival da Eurovisão, além disso as notícias de atentados terroristas nos destinos turísticos mais tradicionais como Turquia, Egipto, países do Médio oriente, Africa e Europa, assim como o tempo ameno, os preços acessíveis, gastronomia de alta qualidade desviaram muitos turistas das rotas habituais.
A Casas & Properties Mediação Imobiliária Lda, deixam aqui vários artigos retirados do site https://www.ffms.pt sobre este assunto.
Segundo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos publicados na internet, em língua portuguesa ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de Vera Gouveia Barros, a autora do ensaio ‘Turismo em Portugal'.
Why “Transformative Travel” Will Be the Travel Trend of 2017
Artigo de Michaela Trimble para a Vogue
(Em língua inglesa)
A Vogue não seria, eventualmente, a publicação mais óbvia para encontrar artigos sobre turismo. Mas o turismo também se faz de tendências e a actualidade parece retomar o discurso de Bruce Chatwin que opõe o virtuosismo do viajante ao pecado do turista. Questões terminológicas e semânticas à parte, a mais importante revista de moda aposta que o futuro do sector em 2017 passa pela “viagem transformativa”. Porque, como dizia Henry Miller, “o destino nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas”.
O Turismo Exige Bom Senso
Artigo de Vítor Neto para a Publituris
(Em língua portuguesa)
O destino Portugal está na moda. O turismo é estratégico para a economia nacional, tendo sido um dos sectores que mais cresceram e melhor recuperaram da crise. Mas, para que se afirme como um dos impulsionadores do progresso social, económico e ambiental, a nível regional e nacional, importa pensar sobre ele. Com bom senso, como diz este artigo.
Europe's unique heritage makes it a key tourism destination
Artigo de Isabella De Monte para a Parliament Magazine
(Em língua inglesa)
Também a nível europeu tem havido alguma reflexão sobre o turismo. Neste artigo, Isabella De Monte, deputada europeia, membro da Comissão dos Transportes e Turismo, parte da constatação de que os turistas (ou viajantes) procuram crescentemente que as suas viagens constituam uma experiência para propor que a Europa se ofereça como um destino único, fazendo da sua diversidade a sua vantagem competitiva. É a versão moderna do Grand Tour, segmentada, preocupada em promover a coesão territorial e a sustentabilidade.
Doesn’t tourism’s Faustian pact need a review? Ask Italy
Artigo de Tobias Jones para o Guardian
(Em língua inglesa)
Por falar em Grand Tour, a quarta sugestão de leitura traz o caso de Itália para ilustrar um dos mais prementes dilemas que o sector enfrenta: os turistas não quererem estar rodeados de outros turistas. Byron deixou-o bastante explícito; escrevendo em Roma, precisamente. E Stendhal foi igualmente eloquente. Daqui decorre que o sucesso de um destino turístico pode ser, simultaneamente, a razão do seu declínio. Tendo a ONU proclamado 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, esta vai ser uma discussão na agenda.
O Alojamento Local em Portugal – qual o fenómeno?
Estudo da Nova School of Business and Economics e da Faculdade de Direito da Universidade

de Lisboa para a Associação Hoteleira de Portugal
(Em língua portuguesa)

Em Portugal, a discussão está a ser feita, muito centrada na realidade de Lisboa e associada à questão do alojamento local. Como tantas vezes sucede no nosso país, o debate faz-se de forma pouco informada, pouco sustentado por factos estatísticos (realidade para que a escassez de dados e a dificuldade na sua obtenção contribuem). Ao contrário do que parece, turismo não rima com “achismo”. Por isso, é importante que se recolha informação que permita reduzir o ruído. A última sugestão vai nesse sentido.

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