quarta-feira, 6 de julho de 2016

Problemas de humidade nas casas.

A humidade é um problema que existe em muitas habitações, materializando-se na maior parte das vezes no desenvolvimento de bolor e de outros fungos, de maus cheiros e de oxidação. Algumas doenças, como a bronquite ou a asma, encontram também nestes ambientes condições ideais à sua propagação.
As inestéticas manchas na parede e nos móveis e o cheiro a mofo, são normalmente a face mais visível deste problema, que ocorre idealmente em zonas pouco ventiladas e onde o isolamento não é o mais adequado. Conheça algumas dicas para acabar de vez com a humidade nas paredes e noutras superfícies, ou pelo menos minimizar os efeitos no seu lar.
1. Comece por arejar o espaço
Uma boa ventilação é fundamental, essencialmente no caso da humidade de condensação. Este tipo de humidade acontece muitas vezes quando se cozinha e se liberta um excesso de vapor de água. Este vapor, ao entrar em contacto imediato com uma parede fria (e aliado a uma deficiente circulação do ar), potencia o desenvolvimento de enormes manchas, e consequentemente de bolor.
2. Considere a instalação de alguns equipamentos
A humidade relativa do ar é muito elevada em algumas zonas do país, e contra essas condições climatéricas pouco ou nada há a fazer. Mas se quer realmente defender a sua habitação dos efeitos da sua acção, equacione por exemplo a instalação de um sistemas de ar condicionado, que consegue reduzir facilmente o vapor de água no ar, mantendo uma temperatura agradável e constante.
Um desumidificador assume também um papel fundamental na redução e controlo da humidade, existindo no mercado precisamente para esse fim e podendo se afigurar como a opção mais óbvia para combater o problema. Os purificadores, e embora tenham a nobre tarefa de eliminar os odores, são igualmente muito eficazes no que toca a filtrar e controlar os micro-organismos responsáveis pelos inestéticos e pouco higiénicos bolores.
Recomenda-se igualmente que ligue o exaustor enquanto cozinha ou toma banho, de forma a reduzir o vapor de água. Tanto num caso como noutro notar-se-á uma redução significativa do desenvolvimento de fungos nas paredes.
3. Modere a utilização de outros equipamentos
Alguns equipamentos, como os secadores de roupa, as estufas catalíticas a gás butano ou querosene, ou os sistemas de aquecimento central, produzem uma enorme quantidade de vapor de água durante o seu funcionamento, representando uma fonte extra de humidade para os espaços interiores onde se encontram. Modere a sua utilização e mantenha estas zonas limpas e arejadas.
4. Verifique as condições das portas e janelas
Uma instalação ineficiente de portas e janelas ou uma simples infiltração, pode permitir a entrada de água da chuva, o que aumentará de forma significativa a humidade nestes espaços.
5. Não utilize uma tinta qualquer e aconselhe-se com um especialista
As tintas aquosos antifúngicas são as ideais para aplicar nas paredes deste tipo de ambientes. Considere também a adição de aditivos antifúngicos, ao utilizar uma tinta plástica normal. Existem produtos específicos que nos permitem, primeiramente, limpar todas as superfícies afectadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário